Vida de Pedro & Carolina

aqui falaremos dos nossos....

sexta-feira, 31 de agosto de 2007


Este é o saci que fizemos para o Pedro levar para escola!
Era o "dever de casa" para os pais fazerem com os filhos.
( cada família usava a sua criatividade e inventava o seu)
Modestia à parte, achei o nosso Pererê muito fofo e original.


Pedro ficou super feliz com o nosso Pererê e ficou a contar as horas
para levá-lo para escola, e mostrar para todos os amiguinhos a nossa arte em família!


Na escola o Pedro está aprendendo sobre o folclore e como ele ama assistir o Sítio do Picapau Amarelo a maioria dos personagens do nosso folclore ele já conhece e adora.
Principalmente o peralta do Saci-Pererê. Desde da primeira vez que o Pedro teve contato com os fabulosos personagens de Monteiro Lobato, ele se identificou na hora com o Saci.
Ele canta a música, adora desenhar o redemoinho do Saci, fica tentando pular em uma perna só pela casa, faz mil e uma brincadeiras e palhaçadas tentando imitar o Saci, e o elegeu como o seu personagem favorito do Sítio.
Falando nisso, eu me delicio asssistindo o Sítio com o Pedro! Lembro que no começo quando a minha mãe trouxe o primeiro dvd da coleção para ele assistir, fiquei a pensar que não seria tão bom quanto era na minha época, que deveriam ter alterado até a história e tal.
Que nada! só os personagens que mudaram. O contéudo é o mesmo, as músicas são as mesmas, o encanto é igualzinho.
Essa é uma das recordações mais fortes e doces da minha infância!
E como já disse o mestre das histórias infantis: um país se faz com homens e livros!!
Felizmente os meus pimpolhos( e futuros grandes leitores), estão tendo o privilégio e felicidade de ter contato com esse universo rico e encantado de Monteiro Lobato!


Minha Carolina com um sorriso de fazer o sol ficar com
muita vontade de entrar nessa casinha...( lindaaaaa!!)



Uma cambalhota, duas cambalhotas, bravo, bravo!!

Deixo aqui registrado que o nosso super-heroí Pedro Pepucho deu a sua primeira cambalhota!
A peraltice aconteceu há quase duas semanas atrás na cama da Vovó Lilica em um sábado que Papaia estava trabalhando.
Depois de assistir o ato umas três vezes liguei para o Papai automaticamente...( super eufórica!)
- Amor, você não sabe o que acabou de acontecer?
- Fala, Mamãe..
- Você não vai acreditar...o nosso Pepucho acaba de dar uma cambalhota.
- Cambalhota mesmo ou ele só ficou naquela posição de cabeça para baixo?
- Papai, ele não só deu uma cambalhota como repetiu a travessura por mais duas vezes seguidas.

O Pedro está nessa fase mesmo. Ele testa todos os seus limites, experimenta de todas as formas o que o seu corpo é capaz de fazer, tenta pular em uma perna só, alonga os seus braços como se fosse o homem-elástico, quer pular dois degraus de uma vez, dança e se expressa com todas as partes do seu precioso corpinho. Tudo bem que ele sempre foi um dançarino e quando era bebê se mexia até com comercial de bombril, mas agora é uma dança ritmada, o seus movimentos acompanham cada segundo da canção...muito lindo de se ver!

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Hoje fui levar o Pedro na escola como faço todos os dias, fiquei sentada na cantina observando-o e mandando beijinhos no ar. Ele sentadinho no chão com a sua turma e as suas professoras, vem sempre me dar um abraço gostoso, inventa algum assunto para me falar, dá um beijo na Carol e sempre antes de subir para a sua sala, ele me tasca um beijinho delicioso e pede para que eu fique esperando lá embaixo enquanto ele está na aula.
Esse é o nosso combinado que traz segurança e conforto para ele. E eu nunca falei para ele que realmente eu voltava para casa. Mesmo ele já estando super adaptado, eu o espero subir para a sua sala e só depois vou embora.
E sempre chego uns dez minutos antes da saída, porque eu amo vê-lo descendo aquelas escadas todo feliz da vida chamando o meu nome aos quatro ventos.
É muito lindo, ele fala assim:
- Minha Mamãe! Minha Mamãe!! Enquanto vai descendo as escadas e em seguida vem me dar um abraço apertado.
Só que hoje porque estava começando a chover, nós nos despedimos, eu o vi subindo as escadas e já peguei a Carolina para irmos embora logo antes que a chuva apertasse.
Eu só não contava que ele ainda estivesse no meio da escadaria. Ele olhou para baixo e me viu indo para a porta da saída, na mesma hora falou para uma professora que passava (que não era nenhuma das professoras dele):
- A minha mamãe, ela está indo embora.
E a professora que não sabia nada do nosso trato, falou no ato:
- Todas as mães vão embora.
Ai... fiquei com o coração tão apertado. Enfim tantos meses que temos o nosso combinado e em uma tarde de chuva, ele vai para o ralo.
Eu na mesma hora lembrei daquela frase do Cazuza: mentiras sinceras me interessam!
Eu tenho e sempre quero ter uma relação de sinceridade e diálogo com os meus filhos, mas se eu puder evitar que eles sofram e para isso eu tenha que omitir alguma parte da história, o farei com tranquilidade sem pensar duas vezes!
Não quero criá-los achando que o mundo é só cor de rosa, mas se depender de mim eles vão sempre ver o lado bom de tudo, vão sempre acreditar que tudo é possível e que a felicidade existe e é nosso direito divino.

**********************************************************************

É impressionante e mágico como uma criança aprende com a outra e quando são irmãos então... multiplica-se esse aprendizado ao triplo. Eu sempre me pego pensando como a Carolina absorve tudo o que o Pedro faz. É incrível como basta ele fazer uma coisa uma vez que na mesma hora ela faz igual ou tenta fazer.
Ela quer imitá-lo em tudo, até trejeitos, como o barulhinho que ele faz quando está com a mamadeira na boca antes de dormir, ela faz igualzinho.
E nós muitas vezes ficamos um tanto surpresos com os avanços e aventuras da nossa menina-sapeca-levada-da-breca.
A nova dela é pegar o puf da sala, arrastá-lo até a estante onde fica a TV e o DVD, subir em cima do puf, ligar o DVD, colocar o DVD e em seguida sair a procurar o controle remoto, falando:
- Tole? tole? (e se abaixa em todos os lugares para ver se encontra o controle remoto).
E depois já com o controle em mãos, ela aponta para a TV e diz:
- play...play...
Tudo certinho, Carolina aprendeu com o Pedro todo o funcionamento do aparelho de DVD.
Já escolhe os seus filmes favoritos e consegue sozinha colocá-lo para funcionar. Eu posso?Lembro que quando eu tinha a idade deles, eu nem sabia da existência de um aparelho de vídeo cassete, quiçá um computador. A minha diversão eram os disquinhos com as suas histórias maravilhosas de conto de fadas, ir a praia, brincar na rua, ler histórias, brincar com as minhas bonequinhas de papel, assistir desenhos na televisão e inventar alguma bagunça boa em casa.
Pedro e Carolina continuam fazendo todas essas brincadeiras e mais muitas outras.
Mas tudo mudou muito. Essa geração tem o dobro de informação que tínhamos na nossa época. E ao meu ver é uma geração altamente tecnológica.
O Pedro por exemplo, sabe ligar o computador sozinho, domina o mouse com perfeição, sabe o lugar certo de clicar no que ele deseja, adora os joguinhos virtuais e tenho certeza que daqui há poucos anos ele vai estar sabendo mexer mais do que eu, nessa máquina que agora escrevo essas observações. Eu acho muito bom que existam mais ferramentas para que eles possam aprender mais. Porém sou completamente contra uma criança ficar um dia inteiro em frente a TV ou se divertir mais com jogos no computador do que uma bola.

*************************************************************************

domingo, 26 de agosto de 2007


Mamãe e Carolina pelos lentes do Pedro!
( ele ama fotografar e eu adoro as suas fotos)

No sábado acordamos e fizemos várias coisas! É incrível como qualquer programinha com crianças se transformam em eventos. Acordamos e levamos Pedro e Carolina para tomar o Zê Gotinha, Carol chorou e o Pedro nem ligou.
Ele ainda falou para a irmã assim:
- Não chora, Carolina! É só uma vacina. ( hahahah)
De lá fomos tomar café na padaria, programa que amamos fazer e acho sensacional que aqui no bairro ainda exista essas coisas boas da vida! É bom demais, saborear aqueles pãezinhos fresquinhos e saborosos, todo mundo sentado na escada na maior paz, com o visual maravilhoso da nossa rua. Pedro foi de bicicleta e ele está pedalando muito bem. Parece que foi ontem que aquele carequinha ficava ensaiando as suas pedaladas no triciclo de sapo.
Como eu digo sempre tempo bom passa rápido que nem estrela cadente.



Em seguida fomos cortar os cachinhos do nosso Pedro. Eu estava tentando segurar o corte, porque amo aqueles cachinhos gigantes e dourados, mas esses mesmos cachos que tanto adoro quando crescem muito chegam a um ponto que nada os faz ficar no lugar. Esta foi a 4ª vez que cortamos e ficou lindo!



E como estava aquele sol enorme e iluminado demos um pulinho na praia. O mar estava muito gelado e as crianças nem quiseram saber de dar meio mergulho.
Eles brincaram muito, curtiram a piscinha, fizeram grandes castelos de areia e foi muito gostoso. A praia estava lotada de crianças e até tinha uma piscinha, porém uma piscinha estilo geladeira.
O mais legal dessa praia foi que o Pedro está começando uma nova fase com o mar.
Durante muito tempo,ele fugia da água e a última coisa que ele queria saber de fazer era brincar no mar. Mesmo adorando a sua prainha, mar mesmo ele não queria nem chegar perto.
Neste sábado, ele ficou pulando ondinha, se banhando na piscininha que o mar deixou e muito mais aberto a essa experiência.
Nós ficamos muito felizes e, como também no mundo infantil, tudo tem o seu tempo, daqui há pouco ele mesmo vai pedir para mergulhar cheio de vontade e alegria. E nesta praiana contamos com a presença toda especial da nossa querida Tia Anitta, que depois que começou a trabalhar com o universo infantil...está a própria vitrola de canções infanto-juvenis e as crianças e nós estamos adorando essa tia-cantigas-de-roda!
Em seguida fomos para casa da Vovó Lilica, Pedro ficou naquele grude-grude com a Vó, Carolina acabou dando aquela cochilada e eu não consegui ir na casa da minha amiga que eu queria tanto. Tudo bem, depois que as crianças nasceram já desisti de tentar me programar mesmo (rs!).


Um sorriso de sol!


Pula-Pula de ondinhas...

E no domingo.....


Pedro e Mel!

No domingo nós fomos em um churrasco no sítio de um amigo do Papai do trabalho.
O evento era em Rio Bonito ( caminho de Saquarema) e se pensássemos muito, nós iríamos acabar desistindo. Porque na verdade, faríamos uma mini-viagem para voltar no mesmo dia e viagem com crianças é aquela tralha boa toda.
Mas felizmente, nós fomos e foi ótimo.
Sabe que eu estava morrendo de saudades de pegar estrada, ter aquela sensação boa de liberdade, mudar o cenário, ver outras paisagens, mato para todos os lados...eu AMO e não fazia há tempos.
No caminho as crianças viram cavalos, vacas e galinhas.
Chegamos no sítio rapidinho, o dia estava lindo e parecia um típico dia de verão!
Realmente foi uma ótima decisão termos ido!
Um lugar perfeito para criança, com direto a tudo o que eles gostam: muito espaço para correr, brincar e aprontar o sete, um parquinho super legal no meio de um gramado enorme, piscina, jogos e a presença de uma menininha linda chamada Mel, que o Pedro desde que a viu pela primeira vez não desgrudou mais.
Eles fizeram uma festinha particular e a Carolina junto curtindo tudo. A nossa filhota estava parecendo uma boneca com o seu penteado a la emília e vestinho jeans que eu estava esperando há séculos que coubesse nela.
Foi um domingo bem legal e depois do almoço voltamos para casa!


Carol-aventureira escalando as escadas da casinha...


Criançada na piscina!


Todo mundo batendo perninha!


Mamãe com Carol que estava cheia de frio...


Balanço de Carolina!


Pedro amou jogar tó-tó!


Sinuca de crianças....


Carolina quase mimindo no colo do Papai!


Pedro e Mel brincando e se divertindo muito!













quarta-feira, 22 de agosto de 2007



Na semana passada nós tivemos a 2ª reunião de pais na escola do Pedro!Mais uma vez foi um momento muito especial! É sempre fabuloso escutar sobre o nosso filho, estar no ambiente que ele passa todas as suas tardes aprendendo e brincando, ir até a sua sala e experimentar o espaço que ele vivencia quando não estamos por perto, ver e rever os seus trabalhos, conversar mais um pouco com as suas professoras, poder participar disso tudo é maravilhoso sempre! Nesta reunião a diretora da escola falou tantas coisas interessantes que a minha vontade era gravar para escutar depois várias vezes ou me alongar em uma prosa sem hora para acabar. Eu que sou uma apaixonada por educação e que sonho tanto em algum dia dar aula para criança, sinceramente adorei e concordei com tudo o que foi dito na reunião.



A diretora da escola é fora de série, uma verdadeira educadora que ama o que faz, que coloca a mão na massa mesmo, que está sempre estudando e indo além do óbvio. E mais uma vez sinto que o nosso filhote está na melhor escola que ele poderia estar.
O Pedro está ótimo, cada vez mais inteligente, independente, buscando as suas respostas, nos encantando com as suas perguntas, nos entregando os sorrisos mais belos, fazendo todas as travessuras possíveis, admirando o mundo e descobrindo mais e mais, brincando muito e nos mostrando que ele é mais tagarela que a mãe! Tudo bem que o Pedro sempre foi de gostar muito de conversar, ele tem um vocabulário fabuloso que só nos encanta, mas sabem que ele fala pelos cotovelos mesmo.
Igualzinho a alguém que eu conheço hahah. Essa fase dos 3 anos e meio é um barato!
A escola é uma maravilha! Mas o mais importante é que o aprendizado começa em casa...Tem que ser assim. Eu sinceramente não compreendo aquelas mães que depositam na escola, toda a missão e responsabilidade da educação do filho! Tudo começa em casa, a ordem das coisas é essa.
Oh! época boa...


Pedro desenhando a Mamãe!
( reparem nos cabelos...)

Os desenhos por exemplo. Lembro quando o Pepucho começou a desenhar os seus primeiros traços, ele pegava o giz de cera e fazia aqueles " rabiscos" que eu achava lindo, super coloridos e expressivos. E depois veio a fase de aprender a fazer uma bola, dos desenhos começarem a ganhar mais a cara das coisas e agora ele já entrou em uma nova fase do seu grafismo. Pedro adora mesmo é desenhar a sua família, ele sempre nos desenha e adora.
Só que agora ele faz a perninha, os braços, a cabeça, os olhos, o tronco, o nariz, eu ganhei cabelos, a Carol sempre é desenhada de chupetinha, no meu colo ou no carrinho. E o Papai sempre grande e de mãos dadas com o nosso filhão. Eu amo desenhos e acredito que dizem muito sobre o há dentro de nós.
No sábado o Papai estava trabalhando e fomos de táxi para casa da Vovó Lilica. As crianças foram o caminho inteiro falando sem parar e eu me divertindo com as perguntas do Pedro e as minhas observações imaginárias para distrair a Carolina.
Quando ela começava a pensar em reclamar, eu começava :
- Olha filhota, as borboletas coloridas voando na árvore!
Ih! Carol quantos passarinhos voando pertinho da montanha..
Carolina tá vendo os cachorrinhos passeando na Lagoa?
Confesso que o taxista deveria estar me achando uma doida ou estava rindo por dentro das minhas discrições que foram de Laranjeiras a Ipanema sem parar hahah.
Já o Pedro ficou nas suas perguntas:
- Mamãe, olha quanto azul!Por que o céu é todo azul?
- Mamãezinha, já é de noite no Japão?
- Ai eu não gosto de sol no meu rosto, prefiro bem mais a sombra.
- Mamãe eu adorei andar no carro amarelo (rs!)!
E mais um monte de perguntas tão boas de escutar e deliciosas de responder para uma mãe que tem mania de poesia.



No domingo o Papai chegou cedo do trabalho e foi nos buscar na casa da Vovó. Pedro ajudou o Papaia a lavar o carro e adorou essa história...ele se divertiu muito com a brincadeira de adulto. Depois o sol deu o ar da sua graça e fomos dar uma volta no calçadão.
Foi muito gostoso, caminhamos até o Pedra do Arpoador e Pedro e Papai até subiram na pedra, enquanto Mamãe a Carol ficavam só admirando as aventuras daqueles dois. Como eu estava de carrinho e Carolina acabou dormindo no meio do passeio, deixamos para a próxima.
Mais tarde tivemos mais uma edição do aniversário da Vovó Gegê. Foi um domingo ótimo!
E até consegui tirar a minha mãe de casa para ela ir conosco. As crianças adoraram a reunião em família como sempre!
Imaginem a importância para as crianças de terem as duas Vovós juntas, ao mesmo tempo e no mesmo lugar...eles amaram!
Pedro e Carolina agora só querem saber de ficar brincando de " piscina" na casa da Vovó Gegê. Eles colocam brinquedos no bidê e se divertem a beça com aquela água toda...
Como sempre as brincadeiras inventadas são as mais legais!


Pepucho com os óculos do Papai e Carolina olhando a cena...


Carol na varanda da Vovó Gê toda serelepe...


Para registrar na caixinha dos momentos especiais:

Há uns 5 meses atrás eu havia enviado uma crônica que escrevi sobre o primeiro dia de aula do Pedro, para uma revista infantil que eu adoro e leio sempre. Na semana passada recebi um email da revista dizendo que eles gostaram muito da história e irão publicar na edição de setembro. Fiquei muito feliz!!!

Momento 2:

No dia seguinte contei toda feliz a notícia para a professora do Pedro. Ela leu a crônica, ficou super emocionada, mostrou para uma coordenadora (outra que não é a do Pedro), essa coordenadora gostou tanto que mostrou para a dona da escola, que por sinal também adorou e pediu a minha permissão para colocar a crônica no site da escola e ela também quer usá-la nas reuniões de começo de ano. Eu adorei! Muito legal mesmo!

Notícia Importante!!

Papai é o mais novo capitão da cidade maravilhosa!
A promoção foi publicada ontem no D.O.
Parabéns, meu AMOR!!!!!!!
Só eu pensar que quando conheci o Papaia ,que nessa época era o meu namorado, ele estava fazendo as provas....tinha acabado de sair da PUC e estava dando entrada em um novo ciclo.
E nisso lá se vão quase 10 anos...E nesse tempo todo a cada dia admiro mais esse homem que é o mais inteligente que conheço, a minha enciclopédia de assuntos possíveis e impossíveis, meu mestre para assuntos terrestres e ancestrais, nossa luz, o papai mais incrível do planeta, meu companheiro de todas as horas e estações...Parabéns!!! Você é o máximo!!!!!!!



quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Pedro começou a ir mais cedo para escola para participar da aula de inglês, ou melhor do almoço em inglês, que é a proposta da escola. No semestre passado nós tentamos e não deu certo porque ele tinha acabado de entrar na escola e no meio do processo de adaptação. Porém agora como ele já está completamente adaptado, tudo fluiu super bem e ele foi e voltou da escola todo feliz com a novidade. Essa confiança dele me transmitiu toda a confiança que eu precisava.
Se ele está tão feliz e só o que precisava para me sentir mais tranquila ainda.
Eu perguntei para ele como tinha sido o seu dia, se ele tinha gostado e tal. Crente que ele iria me dizer que sentiu saudade da gente, que sentiu falta da sua casinha. Mas que nada!
Pedro adorou tudo!
O universo é pequeno para a mente fabulosa do nosso filhote!


Esse é o livro favorito da Carol!
A Vovó Lilica deu esse livro para o Pedro há um tempão.
( Esse livro é ótimo e um incentivo divertido para as crianças
terem vontade de usar o troninho...)

Carolina adorou a novidade também porque ganhou mais uma horinha só para ela. Ah! a minha menina está tão encantadora, inteligente, nos mostrando tantas novidades, aprendizados, palavrinhas novas que parece que de uma hora para outra virou uma pequena mocinha. Eu sempre tento traduzir a sua personalidade e nunca consigo porque sempre fica faltando alguma coisa.
Carolina me surpreende a toda hora, ela tem um jeito tão seu...
Agora ela começou a cantar algumas musiquinhas como por exemplo "parabéns para você".
Aqui em casa, a gente canta tanto parabéns por tudo e por nada, digo, por qualquer motivo a gente está a cantar o tal hino dos aniversários.
Quando estamos almoçando juntos, quando estamos brincando, quando eles fizeram alguma coisa bacana, quando eles acertaram o que queriam ou mesmo nas datas de aniversários. Eu me lembro que o Pedro também já cantava o" é bigue, é bigue, é hora" nessa fase. E deve ser por isso que ele ame tanto os rituais dos aniversários, se deixar ele não saí mais da mesa e quer apagar a vela mil vezes.
Outra canção é o " cai cai balão", ela cantarola no ritmo mesmo e é muito bonitinho.
E as frases? Carolina quando quer nos chamar para ir com ela em algum lugar:
- Vem, Mamãe! Vem!! e estende a sua mãozinha para irmos juntos.
Quando vamos trocar a sua fralda ou quando a levamos para tomar banho, ela fala para quem fica:
- Tchau Mamãe! Tchau Papai!
A sua chupeta sempre some e ficamos feito doidos procurando sem parar. E perguntamos para ela:
- Cadê, Carol a sua chupeta? ( que ela por sinal ela chama de " pepe" )
Aí ela diz todo lindinha:
- Tá aqui! ou melhor " taqui" , " taqui" .
E as manias engraçadas a travessuras de Carol?
Ih! são muitas...Carol ama se esconder dentro do nosso armário. Ela saí correndo e fica lá se cobrindo com as duas portas do armário, só com os dedinhos para fora. E fica ali paradinha até a gente chegar e ela fingir que nos dá um sustinho. É muito engraçado a carinha que ela faz, só vendo mesmo.
Outra coisa: ela realmente adora se fantasiar de homem-aranha. Basta ela encontrar a fantasia do Pedro no meio do caminho que ela já começa a tentar vestí-la de qualquer jeito. E várias vezes acaba dormindo de " mulher-aranha". E quando o Pedro acorda e vê a irmã assim, começa outra seção de comédia. Ele fica perguntando sem parar porque a Carolina está de aranha e tal. E acho que ele não gosta muito, não.
Escovar os dentes? Ela também se diverte para valer. Se deixarmos ela fica o dia todo com a escova na boca brincando. Nós ainda escovamos só com água e sem pasta e ela deixa numa boa. Nossa! com o Pedro era uma missão quase impossível. Mas agora está ótimo. Ele escova sozinho direitinho, mas eu prefiro sempre dar a última escovada para ficar tudo perfeito.
Eu estou começando a ensiná-la a pedalar a sua joaninha ( o triciclo) para depois partimos para a sua super bike. Ela adora, eu coloco o pezinho dela no pedal e vou empurrando. Ela dá umas duas pedaladas,mas depois começa a arrastar o pé no chão. Daqui há bem pouco irá começar com as suas pedaladas, o que vai ser ótimo para ela gastar bastante a sua energia!



Estou achando a minha filhota muito parecida comigo nessa fase...

Ps: Depois de esperar 1 ano e meio estou me divertindo muito em enfeitar o cabelo loirinho da minha fadinha dourada com lacinhos, tic-tacs e mini-elásticos...é tão gostoso!
Como eu sempre digo, ser mãe de menina é brincar de boneca na vida adulta ( rs)!

Outros assuntos:

** Há algumas semanas atrás eu li no jornal um anúncio sobre um personal friend (!)
Uma pessoa que se oferece para passear,conversar, ir ao cinema...enfim fazer as vezes de um amigo, porém um amigo pago!
Assim mesmo como esses milhões de personal-isso-e-aquilo que tem por aí, de moda, de malhação, de estilo e etc.
E ontem li no jornal uma notinha falando sobre isso.
Minha gente, na boa, aonde estamos e para onde vamos?
Será que o ser humano está perdendo totalmente a noção das coisas, dos valores, da ordem natural dos acontecimentos?
Amizade não se compra e não tem preço. Amizade é história, cumplicidade, comunhão de idéias, afinidade, vontade de estar junto, parceria, carinho, sinceridade, troca, entrega...
Um bom amigo faz a vida ficar muito mais colorida e divertida. E é um dos maiores tesouros que encontramos na Terra.
E será que dá para encontrar uma maravilha dessas em um anúncio?? Que doideira...

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Todo dia é um dia maravilhoso ao lado do Papai!


Pai amor, Pai zelo, Pai educador, Pai carinho...


Pai amigo, Pai colo, Pai sorrisos, Pai mestre...


Pai que acredita, Pai que sonha, Pai que canta, Pai que brinca...


Pai que olha, Pai que entrega, Pai que confia, Pai que adora...


Pai que participa, Pai que entende, Pai que sente, Pai que faz...


Pai que acaricia, Pai que alimenta, Pai que faz sorrir...


Pai modelo, Pai heroí, Pai aventureiro, Pai feliz, Pai de corpo e alma...


Pai que sabe amar, Pai que nasceu para essa missão e entrega todo o seu amor sem limites...





Papaia você é o melhor pai do mundo!!!!!!!
Feliz dia dos Pais!!!!


sábado, 11 de agosto de 2007



Hoje nós tivemos uma manhã muito especial!
Nós fomos na comemoração do dia dos pais na escola do Pedro!
A idéia do evento era uma " manhã no nosso quintal com o Papai" e foi exatamente essa sensação gostosa que sentimos nas horas mágicas que passamos por lá.
O dia amanheceu ensolarado, céu azul-azul e fomos nós caminhando até a escola para experimentarmos uma manhã bem bacana na escola, onde o nosso filhote passa todas as suas tardes.
O clima na escola era o melhor possível, realmente eles conseguiram transmitir para gente aquela sensação de quintal, de aconchego, de fim de semana na casa da vó....tudo muito familiar e agradável.
Para começar porque a escola é linda, por si só já é um lugar que não dá vontade de ir embora, sempre dá vontade de ficar mais. São tantas árvores, os pátios são todos cercados por verde para qualquer lugar que você olhe, é um espaço que você se sente tão bem, as salas são todas aconchegantes, não tem nenhum cantinho na escola que passe frieza ou distanciamento.
E todas as pessoas que trabalham lá são ótimas, todo mundo muito simpático, gostoso de conversar...enfim eu AMO mesmo a escola e sou imensamente feliz do Pedro estudar lá, eles falam a minha língua, a prática pedagógica deles é sensacional e é tudo o que acredito que seja uma educação de qualidade, onde o aprendizado caminha junto com amor.
A comemoração do Dia dos Pais foi muito legal! Eles dividiram o espaço em várias atividades para o Papai brincar com o filhote.
Tinha pintura, desenho, jogo de bola de meia, teatrinho com um tapete contador de história, argila, jogo da memória, pula elástico, futebol de tecido e no final uma atividade para os Papais para lá de engraçada!
Todos os pais participaram de uma brincadeira musical e fizemos roda, cantamos, com direito ao Papaia tendo que imitar um piriquito voando sem parar...quase chorei de rir nessa hora, foi muito engraçado!
O Pedro ficou feliz da vida dele com o seu Papai para lá e para cá, nós brincamos e nos divertimos muito! Carolina também aproveitou muito e participou de todas as brincadeiras.
Foi uma manhã linda, nós amamos tudo e iremos guardar esse dia na nossa caixinha dos momentos especiais!


Futebol de pano...muito legal e divertido!


Jogo da memória !


Pedro e Papaia pintando o nosso dino de barro...


Pedro pintando o dinossauro que demos o nome de Minhoca!


Arte em família...


Que sorriso bom!


Desenho a três!


Gol de pai e filho! Laço de amor sem fim...


Pedro maravilhoso!


Equipe verde!


E a noite mais festa....Nós fomos para casa da Vovó Gegê para uma festa surpresa em comemoração ao seu aniversário!!
Foi muito legal, Pedro e Carolina brincaram muito e se divertiram para valer! As crianças como sempre foram o xodó da casa!
Parabéns Vovó por esse grande dia! Que Deus sempre abençoe seus caminhos!!
Nós todos amamos muito você!


Viva, viva a Vovó Gegê!! Muitas felicidades....


quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Pai e mãe, ouro de mina, coração, desejo e sina....



Quando o dia termina me sinto uma verdadeira vitoriosa. Assim mesmo como aquela música que o Papai sempre disse que foi feita para mim.
Só quem tem duas crianças pequenas em casa e não tem empregada,sabe do que estou falando.
Graças a Deus que tenho um marido maravilhoso, que entende tudo isso e quando chega do trabalho me ajuda muito e divide todas as tarefas comigo.
Ontem à noite por exemplo, o Papaia estava " de serviço" (termo militar = plantão) e os pimpolhos só foram adormecer na hora das corujas, a nossa Cacau então... só se entregou quase 12h.
E é assim quando um dorme, não pode acontecer nenhum barulho para que o outro acorde. Eu fico como se estivesse pisando em uma corda magnética que se fizer algum som mais alto, vai acordar o outro e aí já viu... vai começar tudo de novo.
Eu aprendi muitas coisas desde que parei de trabalhar para ficar com eles em tempo integral, além de toda a minha realização interior e uma sensação que fiz a melhor escolha da minha vida! Tem também a parte prática da história...
Acho que consigo fazer qualquer coisa com uma mão só, consigo fazer qualquer coisa correndo, pego vários brinquedos e pratos ao mesmo tempo, brinco ao mesmo tempo que explico, assisto desenho e leio jornal, levanto e abaixo umas milhões de vezes por dia, vivo encontrando algum brinquedo nos lugares mais inusitados, dou comida para os dois ao mesmo tempo...
E essa parte da comida? Carolina, metida que só, inventou que só quer comer sozinha e ela come tudo mesmo, mas e o chão como fica após um almoço feliz e comum de todos os dias?
O chão é uma verdadeira constelação de grãos de arroz, pedacinhos de frango, feijão para todos os lados... Ufa!
Pedro é muito colaborador e na maioria das vezes me ajuda muito.
Ontem até me ajudou a dar o remédio para Carol. Ele segurou a boquinha dela com todo carinho e enquanto eu dava a siringa. E sabe que deu super certo? Ela mamou a seringuinha com o remédio todo.
Nós sempre o fazemos participar de tudo e ele adora isso. Por isso ele reagiu super bem com a chegada da Carolina.
Aliás, eles dois estão cada vez brincando mais e ele está a achando cada dia mais interessante e boa para brincar, até de power rangers ela sabe brincar.
Enfim, tem dias que sonho com uma Mary Poppins chegando voando aqui em casa e cuidando de toda essa parte doméstica da vida ou tem horas que queria mesmo ser a Feiticeira, mexer o nariz daquele jeito e a casa ficar todo arrumada, os brinquedos irem voando para os seus lugares, o Pedro entrar no banho antes de ir para a escola numa boa, a Carolina ir dormir as nove da noite. Mas graças a Deus sempre dá tudo certo e apesar de às vezes bater aquele cansaço, acho que nem eu mesma imaginei, em algum momento da minha adolescência, que fosse possível viver nessa maratona doida, mas que me faz tão feliz. Na verdade, acho que como eu sempre sonhei com tudo o que hoje é a minha realidade... os anjos me iluminam e me fazem sempre capaz!
Como disse a amiga da minha avó, uma senhora nos seus 85 anos: mãe é talento, tem gente que nasceu com esse dom!



* esse desenho lindo é de uma artista que por
coincidência a minha mãe me deu um porta-retrato.
E o trabalho dela está aqui

segunda-feira, 6 de agosto de 2007



Na semana passada, o Pedro voltou as aulas. A escola estava linda, todas as professoras animadas e saudosas dos seus alunos, as crianças cheias de novidades das férias e é claro aquele olhar dividido dos pequenos que mesmo estando ansiosos para reencontrar todos os amiguinhos, também não queriam deixar os pais irem embora.
Com o Pedro foi assim. Ele foi para aula bem animado, entrou na escola meio ressabiado, olhando para os amiguinhos cheio de vontade de brincar e em seguida olhava para gente com mais vontade ainda de ficar.
Quando viu a sua professora querida, foi ao seu encontro e deu aquele abraço gostoso nela...depois começou a se soltar, sacou da sua mochila a sua revista do Harry Potter e engrenou numa prosa boa. Sentou na rodinha para esperar todos os outros amiguinhos chegarem e minutos depois subiu as escadas com a sua turminha.- Tchau, Mamãe! Tchau Papai! Tchau Carol!! e foi curtir a sua volta as aulas.
As nossas férias foram ótimas, pena que choveu tanto e que o Papai não estava de férias também, mas conseguimos fazer várias coisas legais, fomos ao cinema, brincamos a beça, passemos bastante e o Pedro curtiu muito a sua casa, os seus filminhos...foi muito bom!
Pedro está impossível com as suas tiradas, as suas explicações sensacionais, as suas frases que parecem que sairam direto de um gibi e a sua fascinante fase dos por quês...
Essa fase dele me lembra muito Adriana Falcão com a sua mania de explicação. É um livro muito lindo e com explicações que ultrapassam a poesia. Mas existe alguma coisa mais poética que a forma como uma criança enxerga o mundo?
Algumas das suas explicações do livro: “Desculpa é uma frase que pretende ser um beijo”, “Solidão é uma ilha com saudade de barco”, “Muito é quando os dedos da mão não são suficientes”, “Raiva é quando o cachorro que mora em você mostra os dentes”, “Ainda é quando a vontade está no meio do caminho” ou “Sucesso é quando você faz o que sabe fazer só que todo mundo percebe”. O livro não é uma delícia?
Ontem estávamos vendo TV, e o Pedro dispara essa:
- Papai, esse desenho é espetacular!
Eu posso com um adjetivo desses? Imagina como estará o vocabulário dele daqui há alguns anos?Ele tem umas tiradas tão engraçadas.
Nós estávamos no quarto brincando, ele me olha com aquele olhar só dele, começa a se espreguiçar inteiro e me fala assim:
- Mamãe, olha como já estou grande! Eu estou enorme mesmo. Viu já posso ganhar aquele mostro que não era para minha idade? hahahhaaaaaa
Aliás o Pedro ama essa história que isso ou aquilo é para criança, é para criança grande, é para neném, é para menino, é para menina...ele se encanta com essas classificações e nos faz chorar de tanto rir.
Ele é muito engraçado com as suas.E as idéias?
Ele sempre tem uma idéia nova e vem nos contar como essa por exemplo:
- Mamãe, eu tive uma idéia. Nós colocamos um pano grande aqui no chão, trazemos todos os bonecos, colamos os adesivos na parede, chamamos todo mundo e pronto...a gente pode fazer uma festa!
E a nossa gatíssima? Carolina, cacau, está uma m-e-n-i-n-o-n-a mesmo. Como diria Chico, o tempo passou na janela e eu nem vi. Ela está impossível, falando tudo, mostrando mais ainda as suas vontades, cresceu, o que a fez ficar mais linda ainda. Ela é a minha fadinha dourada que me entrega os abraços mais apertados de todos...Carolina ama dar abraços.
Nós falamos:
- Vem cá, Carol, me dá um abraço gostoso?
Aí, ela fala:
- Abra..abra...( assim mesmo só as quatro primeiras letrinhas) e vem toda maravilhosa com as suas maozinhas abertas para nos abraçar.
E abraça mesmo, encosta a cabeça no nosso ombro, se enrosca inteira, muito fofa!E que energia essa pequena tem? Meu Deus do céu...ela não pára! Sobe, desce, corre para lá e para cá, inventa uma travessura atrás da outra, não cansa...quase nunca hahha! E só se entrega quase 11:30 da noite....enquanto o Pepucho já está no soninho dos anjos.
Engraçado que a minha mãe conta que eu era igualzinha, sempre gostei de dormir tarde, o que trinta anos depois ainda acontece haha. Acho que a minha Carolina não quer que o dia acabe, será? Eu também queria que o meu tivesse mais algumas horinhas. Meninas desde sempre são completamente diferentes dos meninos,né?
Em falar em mundo das meninas, semana passada vi um filme lindo! Assisti na TV mesmo e ainda por cima dublado, mas mesmo assim adorei! O nome é " De repente 30".
Vamos as novas da minha filhota:
- Carol começou a contar até dez. Eu fico pegando os dedinhos dela e ficamos todo dia contando juntas. E agora ela começou a fazer sozinha. E a sua vozinha? É tão delicada...
- As partes do corpo. Ela já sabe quase todas. Ela ama ficar pegando nos meus olhos, boca, orelha...Eu pergunto para ela: Cadê os olhos da Carolina?E ela fala:- ' Oio", " oio". E aponta os meus, os dela e os da boneca também haha. Esse aprendizado das partes do corpo é tão legal e o mais encantador é que a gente começa a ensinar quando eles ainda são pequeninos e de repente...estala, tudo!
O seu vocabulário está aumentando cada vez mais, tudo o que a gente fala, ela repete ou fala o começo da palavra. Eu li que as meninas falam muito mais cedo que os meninos, ainda não estou vendo muito diferença...vamos ver com o tempo. De qualquer forma com essa mãe tagarela que eles tem...a caixinha das palavras dos meus pequenos irá crescer cada vez mais hahah.
E as músicas? Carolina adora " caí caí balão" e coloca a mãozinha na palma da mão muito lindamente...que só vendo! Essa foi a primeira música que ensinamos para o Pedro e que ele aprendeu também. Ah..são muitas novidades, as crianças estão ótimas, cada uma vivendo a sua fase, sentindo as suas próprias experiências e nós mais felizes ainda com essa duplinha que faz cada dia ser um dia abençoado por Deus!
E semana passada teve um bolinho aqui em casa para comemorar o 1 ano e meio da Carolina e os 3 anos e 4 meses do Pedro! Foi muito legal, reunimos a família e a criançada se esbaldou de tanta alegria...foi muito bom!



Parabéns para Pedro e Carolina!!!


Mamãe com Cacau...detalhe no penteado lindo
que o Papaia fez! E com o seu primeiro par de argólas....


Carolina com a sua Dinda e a Mamãe!


Livro de cabeça para baixo e cabelo enfeitado hahha


Essa tem que anotar:

Ontem o Pedro estava vendo a minha caixa de fotografias antigas e diz:
- Papai, tem tanta foto da Mamãe feliz aqui. Olha a Mamãe que linda!
Depois ficou vendo algumas fotos minhas com barrigão e ele perguntou:
- Sou eu,aqui dentro da sua barriga, não é Mamãe?
- É você, sim, fillho. Olha como você já estava grandão e louco para sair e conhecer o mundo...
Ele parou pensou um pouco e falou assim:
- Papai eu queria outro amiguinho para morar aqui em casa. Sabe, tipo a Carol. Mas um menino, assim como o Harry Potter.
Eu posso com essa? hahahaaa