Vida de Pedro & Carolina

aqui falaremos dos nossos....

quarta-feira, 19 de março de 2008

Quando eu era pequena a minha mãe lia muito para mim um livro chamado " O Urso com música na barriga", um dos primeiros livros infantis de Érico Veríssimo. O livro conta a história de um ursinho que tinha uma caixa de música dentro da barriga, a capa era de um urso com uma barriga enorme e várias notas musicais saindo lá de dentro, a história é ótima e ficou na minha cabeça durante bastante tempo. Outro dia eu até li para as crianças o tal livrinho, mas eles não deram muita bola.
Quando vejo Carolina cantando noite e dia sem parar, eu sempre penso nessa história. Eu também tenho a minha ursinha com uma caixa de música na barriga. Essa menina tem uma memória musical danada e está sempre a cantarolar alguma canção e o mais legal é que o repertório varia bastante, vai de Cocoricó, Castelo Ra Tim Bum, Palavra Cantada, Arca de Noé, Saltimbancos, Xuxa com a sua Pedra, Papel e Tesoura a Miquinhos Amestrados com o clássico aqui de casa que as crianças adoram"Peguei uma onda maneira"...
Quando estamos aconchegados vendo uma televisão em família, ela já começa:
- Põe música! Bota música! e saí correndo em direção ao som, sobe em cima do puf e coloca um cd.
- Vamos dançar, vem Pedro...vem Pedroooo! E aí a minha bailarina alegre saí a rodopiar pela sala, se mexendo sem parar, transformando tudo em festa!
2 anos é um barato! Uma idade que eu gosto muito, o jeitinho de bebê fica guardado nos álbuns de fotografia e no coração de mãe e aquele pequenino serzinho iluminado ganha ares de criança!
A minha menina de cabelos dourados está falando tudo, falando sem parar, contando as suas histórias e desde a hora que acorda até a hora que vai dormir e um conversê só! Enfim ela tem a quem puxar, mas confesso que ela consegue falar mais do que eu...se é que isso é possível rs!
Ela pega um livrinho de história e fala com a vozinha mais doce e gostosa do meu planeta:
- Era uma vez uma menininha chamada Carolina!
Eu invento história para ela desde que ela nasceu e agora ela faz o mesmo. " Era uma vez um reino azul, um lugar muito feliz de se viver...e nesse reino morava um menina sapeca e loirinha que gostava de dormir junto com os planetas....". E cada dia invento um enredo novo, existe coisa melhor que inventar a nossa história? Eu amo!
Acho que é por isso que ela começou a falar tão cedo e é claro com o forte incentivo do irmão-ídolo-super-heroí. Eu acredito muito que a formação do vocabulário tem tudo a ver com leitura, música, conversas...muita conversa. Como uma criança vai aprender a falar se ninguém fala com ela? Por isso que nós conversamos muito e sempre com as crianças, fora que é uma delícia papo de filho.
Carol adora desenhar também, não pode ver uma caneta por perto que ela já começa a sua arte.
Ela está entrando naquela fase de começar a fazer bolas e o desenho está ganhando formas mais concretas e menos abstratas. A fase seguinte que é a mais gostosa de todas, quando eles já fazem os seus bonecos com olhos, cabelo, braços, pernas, tronco e melhor do que isso é ganharmos desenhos feitos exclusivamente para nós.
- Mamãe essa é você! o Pedro sempre faz e eu sempre fico babando muito olhando aquela bonequinha de pauzinhos com cabelos compridos, mãos na cintura e olhos enormes.
E estamos entrando no mundo mágico dos quebra-cabeças com a Carolina. Ela ganhou um livro muito bacana de aniversário que vem com adesivos reaproveitáveis ( você cola, cola e nunca acaba a cola...) e um quebra-cabeça gigante ( com peças bem grandes). Para completar a alegria o livro é das Princesas e desde ganhou a pequena não larga o livrão por nada!
Nós adoramos fazer quebra-cabeças e sempre passamos bons tempos com o Pedro, que é outro vidrado fazendo sem parar. Ele ganhou o seu primeiro quebra-cabeça no aniversário de 3 anos, um da Mônica de 30 peças e desde então não paramos mais, compramos outros...e ele é ótimo nisso! Carolina sempre ficava junto o vendo montar, mas ainda não conseguia encaixar no lugar certinho. Até a chegada do seu livro que veio com peças bem maiores e que ela já está ficando fera, esse está sendo o nosso passatempo favorito. Eu estou adorando porque além de ser divertido, ela dá uma paradinha...porque enquanto o Pedro ama ver os seus filminhos e tal...Carol não liga a mínima para televisão.
Ah! e continua falando diversas palavrinhas mágicas no diminuitivo. Nunca vi uma menina tão menina assim. Porém o que eu mais gosto mesmo é escutá-la me chamando assim:
- Mamaezinha vem cá! Fica comigo! e lá vou eu embarcar nessa viagem sem fim. A vontade que dá é congelar alguns momentos ( vários até) para daqui há alguns anos me encher dessa alegria perfeita novamente!
Enfim é isso...nossa princesa está muito linda, dengosa como sempre, mais arteira que nunca, inteligente, grudadíssima na Mama, apaixonadíssima pelo Pedro Pepucho, dengosa que só com o Papaia, conversando muito, dançando, imitando tudo o que o Pedro faz na capoeira, até a música da roda ela decorou...e nos fazendo feliz demais!

5 comentários:

Fabi Cimieri disse...

Tb acho que quanto mais a gente fala com eles, mas eles falam tb. Eu acho legal nessa fase que a gente se reconhece em várias coisas que eles fala. Tipo eu tenho mania de falar que uma coisa é "maluca", aí tudo que a Cat vê de esquisito ela diz que é uma "coisa malucas". Ou então uma mania que ela tem de fazer ok com o polegar e dizer "Beleza?" igualzinho eu falo com ela, rs
Temos que nos encontrara, né? saudades de vcs.
bjs

Bel disse...

Se trocar o nome da Carol por Vivi estarei falando o mesmo texto sobre minha pequena . Elas estão em fases bem parecidas . Tudo que a Carol gosta de fazer , a Vivi também ama !!!
Bjs e ótima Páscoa para vocês !

Anônimo disse...

Oi, tudo bem? Faz tempo que não visito nenhum blog, mas hoje estou tirando o atraso :) Estou passando para desejar uma Feliz Páscoa para você e toda sua família.
Se desejar ver as fotos do 4º aniversário (20/03) da Júlia, o link é http://4anosjuju.oifotos.com

Bjs
Dani e afilhadas

Raphaela Pimentel disse...

beta, querida, escrevo pra dizer que estou viva! ahahahahah! o carnaval passou e muitas mudanças aconteceram por aqui. Mas está tudo bem, graças a Deus! Volto a acompanhar os queridos Carol e Pedro. Um beijo pra vcs!

julia disse...

minha mãe conta para mim histórias da super aguinha uma ursinha muto corajosa que não tem medo de nada...