Vida de Pedro & Carolina

aqui falaremos dos nossos....

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Livros, como não lê-los?

Leitura para mim é vital, do departamento das coisas sagradas e preciosas e que eu não nunca viveria sem.

Eu acredito que os livros tem vida própria, que carregam sentimentos e histórias do dono em cada página. Sou aquele tipo de leitora apaixonada que carrega um amor profundo pelos livros como se fossem pessoas.
Adoro cheirinho de livro novo e também adoro aquele cheiro único que só os livros muito antigos transmitem. E quando o livro é muito antigo e ainda tem dedicatória eu amo mais ainda e me transporto para o tempo em que aquelas letrinhas foram escritas.
O que eu gosto mesmo é ter livro sempre por perto, gosto de olhar para o lado e ter um livrinho ali.
Aqui em casa nós temos livros espalhados por todos os cantos, tem na estante da sala, na mesinha de cabeceira, no banheiro, na cozinha e no quarto das crianças.
Ah! E também sempre tenho um pequenino dentro da bolsa.
Quando eu era pequena, a leitura sempre foi muito estimulada na minha casa.
A minha mãe é bibliotecária e uma mulher que sempre acreditou na importância, na força e na transformação que acontece na vida de uma pessoa quando ela lê um livro.
Já podem imaginar que esse mundo mágico dos livros sempre fez parte do meu dia a dia, né?
Na minha infância sempre ganhei livro de presente embalado em papel de presente como se fosse a coisa mais valiosa do mundo. Na adolescência eu fiz diário por anos e anos, escrevia, escrevia sem parar e sempre amei ler e escrever.
Na vida adulta continuei com o vício da escrita e continuei uma leitora compulsiva.
E tenho certeza que o fato de eu ter crescido com muitos livros em volta, lendo muito, vendo a minha mãe lendo ao meu lado fez toda a diferença na relação de amor que tenho com os livros...foi assim que esse bichinho lindo e revelador da leitura me mordeu!
Quando os meus filhos nasceram é claro que quis passar essa herança linda que é o amor aos livros, a paixão pela leitura, a delícia que é entrar nesse mundo encantado da literatura.
E uma criança só cria essa relação forte com os livros se os pais estimularem esse hábito.
Quando os meus filhos eram bebês eu os colocava no meu colo com um livro na mão e ia lendo a história com carinho, cada página que eu virava ia mostrando as figuras, fazendo observações sobre as ilustrações e
muitas vezes nem seguia o que estava na escrito no livro e acabava criando uma nova história. Eles adoravam, riam, apontavam para as figuras e sempre pediam que eu contasse outra história.
Existe coisa mais gostosa no planeta que uma mãe lendo para o filho?
É um momento muito bonito e importante para a formação da criança. Porque quando um adulto está lendo para ela, é nessa hora que ela vai começando a formar a sua imaginação, a sua criatividade e são nesses instantes preciosos que as memórias da infância são formadas.
Eu também nunca me prendi nessa regra do livro ideal para a faixa etária tal. Para mim o livro ideal para os meus filhos é o livro que desperta interesse, que faz brilhar os olhinhos, que é contado pelos pais com alegria e entusiasmo.
E confesso que sempre achei muito chatos aqueles livrinhos de formas e cores.

Lembro que lia O Menino Maluquinho, do Ziraldo para o Pedro, meu filho mais velho, quando ele tinha pouco mais de um aninho e ele adorava e de tanto que líamos juntos ele acabou decorando quase metade do livro e fazia lindos desenhos para acompanhar!
Existe hora certa para começar a ler para o seu filho? Não! Até mesmo um bebê de poucos meses vai ficar feliz e muito mais tranquilo e alegre de escutar o “ barulhinho bom” da voz da sua mãe lhe contando uma boa história.
Eu tenho dois filhos o Pedro de 6 anos e a Carolina de 4. E sempre adorei ler para eles, sempre foi uma atividade muito gostosa e divertida! E eles também amam livros! Acho que não tem um dia que algum dos meus dois filhos não venha com um livro embaixo do braço e não peça que eu leia para eles.
Neste ano, o meu filho mais velho está aprendo e ler e é emocionante vê-lo lendo sozinho, descobrindo o significado das palavras, o som das letras...fico tão feliz o vendo escrever as suas frases, colocando as suas ideias no papel.
Eu como leitora apaixonada sempre sonhei com o dia que os meus filhos fossem aprender a ler e realmente agora que estou vivendo isso vejo que é mais incrível ainda que eu pudesse imaginar.
Aqui em casa a leitura faz parte do nosso cotidiano, mora na nossa rotina.
Desde que os meus filhos estavam na minha barriga eles compartilham o meu amor pelos livros e já nasceram nesse lar de pais leitores, de família que lê, que tem casa cheia de livros, que adora uma livraria e que ama muito esse mundo das letrinhas.


Roberta Paiva


* essa crônica-depoimento foi um convite que recebi de um site muito muito legal, o Estante Mágica. A ideia era contar como a leitura acontece aqui em casa com as crianças! Eu nem preciso dizer que adorei porque nenhum outro assunto me interessa mais que...livros e acredito que a leitura opera milagres, transforma vidas, abre caminhos!!

Um comentário:

Ana Luísa disse...

Ei Roberta!
Achei lindo seu texto!
Eu também amo ler, desde pequena. Começou desde antes de saber ler, quando eu pegava o livro com 3 anos e inventava as histórias, seguindo as letras com os dedos, como se realmente as lesse! Aprendi a ler um pouco antes dos 5 anos, e desde então, nunca mais parei. Meu tio fala que parece que o livro faz parte do meu corpo, porque eu sempre estou segurando um, hahaha.
Ainda tô meio longe de ter filhos, mas quando meu afilhado tinha 2 anos e meio eu dei um livro enorme, cheio de histórias daquelas da coleção filhotinhos, e amo ler com ele!
Agora ele também tem 6 anos e tá aprendendo a ler, e eu não vejo a hora dele ler pra mim!
Beijos