Vida de Pedro & Carolina

aqui falaremos dos nossos....

sábado, 26 de novembro de 2011

O mundo mágico da alfabetização de Carolina!

Carolina, nossa menina grande está aprendendo a ler e escrever...como é lindo, como me emociona!

E lá vamos nós novamente vivendo esse momento mágico e inesquecível da alfabetização e Mico

Maneco ( uma série maravilhosa de livros infantis escritos por Ana Maria Machado que são

perfeitos para quem está estreando neste universo das palavrinhas!) mais uma vez fazendo

parte desta fabulosa descoberta!

Carolina está aprendendo a ler e cada dia mais encantada e envolvida com esse enorme e

fabuloso mundo que está se abrindo...

" Já escrevi uma porção de livros, mas poucos tem me dado tanta emoção quanto os da série do Mico Maneco: para tantas crianças, o primeiro livro lido na vida. Uma espécie de chave mágica para toda literatura, todas as leituras futuras, todos os livros do mundo! Vocês nem podem imaginar como isso esquenta dentro do peito". ( Ana Maria Machado).

De todas as fases das crianças, que são tantas e todas são tão marcantes e divinas, na minha

opinião nada é tão belo e inesquecível quanto o momento que elas aprendem a ler.

Tudo será diferente e maior porque uma larga e infinita porta se abre: quem lê, descobre o

mundo!



Nossa princesa se entrega de corpo e alma em tudo que experimenta!
Quando desenha, desenha muitooo...é uma produção sem fim desde que descobriu o que um lápis, uma maozinha preciosa e uma mente cheinha de inspiração e boas ideias podem fazer...
Nós temos pastas e pastas de desenhos que guardamos das crianças. Mas os da Carolina são muitos que transbordam das pastas.
Essa menina de cabelos da cor do sol sempre teve uma relação forte e fabulosa com a arte!
Ela ama desenhar e todo santo dia muitos desenhos aparecem por aqui. Pode passar horas esquecida do mundo, debruçada em uma folha de papel entre lápis de cor, giz e canetinhas. Carolina ama desenhar, fazer pinturas, inventar geringonças lindas com produtos reciclados.
E esse ano quando começou o processo da alfabetização, quem dizia que seria diferente?
Ela quer pular o tempo e já conseguir ler todas as palavras do mundo!
Quando estamos em casa, pede "ditado" sempre! E escreve, escreve...uma vontade muito grande de conseguir, de aprender tudooo!
Nós fazemos muitos jogos de palavras e eles amam. Fazemos essas brincadeiras desde que Pedro era pequeno e é sempre legal e divertido.
Quando estamos dentro do carro ou passeando pela rua sempre tem roda de palavrinhas no meio...adoramos!
Eu fico tão emocionada e feliz vendo a minha ex pequenina aprendendo a ler que o meu coração fica em festa!
O tempo voa mesmo, parece clichê, mas é a mais pura verdade! Filhos crescem mais rápido do que gostaríamos.
Outro dia estávamos nós duas em casa, o dia inteiro juntinhas!
Pedro foi para a escola com 3 aninhos e Carol só com 3 anos e meio. Quando Carolina nasceu eu voltei da licença maternidade e parei de trabalhar para fazer o que eu sempre sonhei na minha vida: ser mãe!!
Então tivemos quase 3 anos só nossos ( mãe e filha) aqui no nosso lar doce lar que eu transformava em uma verdadeira escolinha de tanta atividade e moda que inventávamos.
Nós líamos histórias, jogávamos muito quebra-cabeça, inventávamos os nossos jogos, desenhávamos, pintávamos, muito desenho, muito Sítio do Picapau Amarelo, Cocoricó, Palavra Cantada, muita bangunça boa, brinquedo para todos os lados...muita brincadeira, muito amor, muitas transformações acontecendo, cada dia uma descoberta.
Eu amava tudo isso! Se cansava? Tem horas que cansa sim, mas eu ficava mais realizada que cansada!
Depois íamos buscar o Pedro na escola e voltávamos os 3 conversando.
Quando Papai chegava do trabalho, algumas dias eu estava exausta, mas feliz da vida!
E quando Papai estava em casa, era tudo de bom também!
Eu amo esse processo mágico e lindo de ensinar, me traz muito prazer estar entre crianças e com os meus filhos então...é uma maravilha!
Sou jornalista de formação, mas sou educadora de alma, sou apaixonada com "a" maiúsculo por educação.
Eu queria ter finalizado a minha faculdade de pedagogia, mas quando comecei a cursar eu tinha acabo de me formar em jornalismo e estava meio saturada das salas da faculdade e queria ficar só trabalhando e dar um tempo das salas de aula( tolices que se pensa quando se tem 20 e poucos anos...). Mas nada acontece por acaso e a maternidade é uma grande escola para qualquer mulher que deseje experimentar isso. Eu aprendo todo dia muita coisa boa e valiosa!
Agora passando novamente por esse processo de alfabetização, sinto tudo novo e fresco.
(( É fabuloso a vida porque cada filho é uma nova história, novas sensações, novas trocas.
Afinal cada criança é única. Cada filho tem a sua personalidade, tem os seus gostos, suas preferências e faz as suas escolhas.
Lembro quando engravidei da Carolina, bem no princípio da gestação, pensei como posso amar outro alguém como amo tanto e tanto o meu Pedro.Mas rapidinho vi que pode e como ama-se!
Coração de mãe se alarga inteirinho e cabe quantos filhos tiver e o amor é tão avassalador e perfeito como o primeiro )).
É tudo forte e marcante novamente...fico toda boba vendo a Carolina descobrindo as palavras, sentindo os sons que elas provocam, formando as suas pequenas frases!
Minha filha amada parabéns!! Você está entrando em um fabuloso mundo das letrinhas!
Eu tenho uma relação sagrada de amor com os livros e tenho certeza que você e Pedro seguirão os meus passos.
Parabéns por esse momento lindo!!
Te amo muito!!!


Papai delícia entre filhos e livros!

Como é bom estar em uma livraria, as horas voam...

Quanta vontade de engolir o mundo!

Quem lê: descobre o mundo!

Nenhum comentário: