Vida de Pedro & Carolina

aqui falaremos dos nossos....

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Carolina, carol, cacau...minha menina encantada!

Hoje vou falar da Carolina, minha menina levada da breca e faceira, minha sinhazinha que tem os cabelos mais dourados que já vi e que está muito mais para Emília do Monteiro Lobato do que Cinderela da Disney. É minha gente essa pequena é uma parada!
São muitas as novidades, o tempo que continua um dos Deuses mais lindos passa muito rápido. E eu por mais que tente registrar cada segundo da vida das crianças no papel...a vida ganha sempre a corrida com as palavras.
Carolina pede para escovar os dentes: - Dente, Papai! e já corre para o banheiro e aponta os seu dedinho precioso para a pia pedindo a escovinha. Em seguida vai para o espelho do nosso quarto e começa a sua escovação, igualzinha ao irmão. Depois já sabe que o Pai vai a colocar no colo e sentá-la na pia do banheiro para conferir a escovação e dar mais uma caprichada. Feito isso vem correndo para me mostrar o resultado final. - Cadê o sorriso? eu digo. E ela abre um sorrisinho mais lindo que tudo e ainda mostra a língua para mostrar que escovou também.
As palavras são ditas, repetidas e não tem nada que saía da nossa boca que ela não fale em seguida também. Carolina está falando tudo mesmo. O mais bonitinho é que o seu vocabulário é quase todo no diminuitivo, o que faz as palavras ficarem mais engraçadas e assanhadas ainda. Diria que é um mimo só. Quando está com sede, me pede: - Mamãe aguinha. E bebe a garrafa de água com toda a sede no mundo, com direito aquele suspiro de contentação no final. E a sua voz é tão dengosa e delicada que parece que o seu sotaque veio lá da Bahia rs! Ela fala cantando, sabem como?
E brincamos e brincamos de complementar as frases e canções...na verdade foi assim que ensinamos o Pedro a falar e já que deu certo e não sabemos outro método melhor, repetimos a dose com a versão feminina da família.- Carol é a minha menina levada da ......?e ela fala: - " beca " .- Cacau quantos anos você vai fazer?e ela torce os dois dedinhos ( o indicador e o médio) de uma maneira que nem sei como ela consegue, mas que é muito lindo e diz toda prosa:
-" Doisssss" ( com esse s puxado mesmo!).Carolina ama música e qualquer barulinho bom ela começa a dançar a sua dança pela sala...e eu canto junto. Para ela aprender a letra fico brincando com ela:- Carol era uma casa muito...ela: - "engraçada..."- Não tinha...ela: tetoooooooo!! - não tinha....ela: nadaaaaaaa!!E Carolina já sabe um monte de musiquinhas e é uma delícia escutá-la a cantarolar.
Essa fase é ótima, adoro quando eles começam a falar...para mim uma das melhores coisas da vida é conversar com um filho. E acredito muito que o vocabulário deles cresce quanto mais, os pais estimulam, digo, as historinhas são fontes intermináveis de palavras, repetição das palavras e aquele velho esquema do " o que é isso?" ainda é o melhor na minha opinião. O engraçado é que vivemos em um eterno exercício de descrição do mundo, das coisas, das cores, de tudo rs! Qualquer objeto que passa pelo caminho tem o seu nome falado e repetido...isso é ótimo!
Lembro que para o Pedro aprender as cores, ficávamos que nem dois doidos rs...assim:
- Esse pimentão verde é tão gostoso? Papai o sol amarelo é gigante,né? Pedro você quer um gole de suco de melancia vermelho? Essa blusa azul é muito linda,viu? E pelo jeito funcionou.Ah! uma novidade, agora Carolina chama o irmão pelo nome: - "Pedooooo". Antigamente ela só chamava o Pepucho de bobão , que ao meu ver era uma forma carinhosa de chamá-lo misturado com uma história de querer ficar na defensiva rs! E quando perguntamos o seu nome, ela não fala mais Cacau( o seu apelido gostoso!) ela diz:- Calonina...e com ênfase no " nina" rs!
Nós temos um livrinho de opostos muito legal que líamos para o Pedro e a Carol adora e já aprendeu quase tudo: - Carol vazio? Aí ela: cheio! e junta os dedinhos todos e faz o sinal de muito...uma graça! - Triste? e coloco a mão nos olhos como se fosse chorar. E ela: " feliz!"
E a mania das pilhas? Qualquer coisa que esteja sem som na casa, ela já diz: - Pia, mamãe!
Uma outro momento mágico é quando ela senta no meu colo para lermos historinhas juntas. Agora ela já começa a história : - " a vez uma menininha", não é muito lindona essa menina?
O seu livro favorito é do Chapeuzinho Vermelho e do Pedro nesta época era do Pinóquio. E outra coisa muito bonitinha é que ela adora a canção da história, que por sinal foi da minha época. Carol adora cantar: " Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esses doces para vovozinha..". O mais legal é que o Pedro ganhou das professoras no dia das crianças um cd maravilhoso com várias historinhas que eu escutava muito quando era pequena. É o máximo escutar uma serzinho tão pequeno cantando uma música inteira do Braguinha....

5 comentários:

anitta disse...

carolina é encantadora. com seus bicos e sorrisos. conquista a todos!

didi disse...

confesso que fiquei arrepiada ao ler que "a vida ganha sempre a corrida com as palavras"...Clarice, em sua escrita de fluxo de consciência, concordaria plenamente =)

Fabi Cimieri disse...

a cat tb ama a sua amiga "chapéu", como ela apelidou, mas agora anda encantada com os tres porquinhos e o lobo que queimou a bunda, rs.
vcs estão sumidos opu é impressão? espero que esteja tudo bem.
bjs
fabi e cat

Vívian disse...

Oi, Beta!
Que delícia a Carol pedindo para escovar os dentes!!! Essa fase é mesmo mágica, e com menina então... uma meiguice só!
Beijos!

Ideias Barbara´s disse...

OI Amiga!!!!!!!!!!

Reconheci em cada palavra de seus texto a sua meiguice. O amor transborda por entre suas letras. Que felicidade poder compartilharmos essa coisa mágica que se chama MATERNIDADE.
Saiba que nós mães nunca seremos perfeitas, mas como toda certeza, somos os seres que mais amam no planeta!!!!
Mil beijos
Barbara