Vida de Pedro & Carolina

aqui falaremos dos nossos....

sexta-feira, 25 de abril de 2008


Era uma vez...
Pedro contando história para os seus amiguinhos!
( tal mãe, tal filho!)

" A infância é o chão que caminharemos até o resto dos nossos dias"
Lya Luft


Enfim a reunião de pais na escola.
A reunião foi ótima, a diretora da escola realmente nasceu para trabalhar com educação, gosto bastante de escutá-la falar, ela sempre faz observações interessantes e me sinto muito feliz do meu filho estar estudando em uma escola que tem a mesma filosofia que nós.
Fico a pensar como deve ser complicado quando a escola e a família falam línguas diferentes.
Pedro está na Pré-escola I ( antigo Jardim II), uma "série" repleta de mudanças em todos os sentidos e confesso que mesmo os pais sentem essa transformação.
Nesse estágio a turma só tem uma professora, não existe mais auxiliares para levá-los ao banheiro, para descerem as escadas ( que são muitas!) com eles ou para ajudá-los a organizar a sua merendeira na hora do lanche por exemplo.
Autonomia é a palavra chave dessa fase. A intenção da escola é estimular as crianças a começarem a tomar as suas próprias decisões, fazerem a sua própria higiene sozinhos, vestir a camisa, colocar o tênis e a meia, levar recados de uma sala a outra ou mesmo trazerem recados ou observações para casa sem estar escrito na agenda. E sabe que eles trazem mesmo os recados!
Quando estamos em casa eu como toda mãe-coruja quero fazer as coisas para o Pedro com todo o meu amor e carinho, mas muitas vezes sou censurada pelo pequeno:
- Mãe eu sou " menino grande" pode deixar que eu sei fazer sozinho!
E eu sempre digo que sei que ele já é capaz de fazer isso ou aquilo, que tenho o maior orgulho de vê-lo tão independente e sabido,mas que quando ele estiver em casa eu tenho o maior prazer em vestí-lo por exemplo, mesmo sabendo que ele já sabe se vestir sozinho.
Enfim Pré-escola é assim, eles não são tratados mais como bebês mesmo rs! O que acho ótimo.
Mesmo em alguns momentos eu olhá-lo e pensar com o coração que ele ainda vai fazer 4 anos. Na turminha dele a maioria dos amigos tem 5 anos.
Outra coisa muito legal é que eles estão começando o processo de alfabetização, reconhecimento das letras, do nome na chamadinha, a identificação das palavras e tal. O Pedro já está dando os seus passos na escrita, nós escrevemos o nome dele no papel e ele vai copiando as letrinhas em baixo, muito legal! Mas tudo com calma porque esse é só o primeiro passo.
Pedro também já escreve e reconhece algumas letras e números. Esse momento é mágico e sinto como se uma grande porta estivesse sendo aberta aos pouquinhos!
Neste ano o nosso super-heroí também começou a entrar mais cedo na escola para praticar atividades físicas ( natação e capoeira) e participar das aulas de inglês. Ele está adorando os esportes e a aula de inglês está sendo um barato. Quase todos os dias ele traz palavrinhas novas para casa...
- Mamãe sol e sun, carro é car, red é vermelho. E por aí vai.
A professora de Inglês é o máximo e ensina canções dos Beatles por exemplo, saíndo daquele tati-bi-tati das musiquinhas clássicas infantis. Pedro fica o tempo todo cantarolando " Yellow Submarine" rs!
Depois da reunião no auditório nós descemos e fomos com os outros pais para a sala que o Pedro assiste aula para encontrar com a sua professora. Esse momento é um dos meus favoritos.
Eu fico viajando de estar no espaço que ele " estuda", brinca, aprende, faz bagunça com os amigos, inventa outras brincadeiras, fala palavrinhas que nunca irei escutar...enfim o ambiente que nós os papais não fazemos parte.
Foi bem legal a professora contou os próximos acontecimentos que irão rolar nesse semestre.
Eles irão estudar a árvore geneológica das suas família. Será criado um grande livro na escola, que irá circular de casa em casa, onde cada aluno irá deixar registrado a história da sua família.
Achei esse exercício pedagógico muito importante e encantador! O que somos sem a nossa história?
E a outra surpresa, que achei o máximo, é que será organizado uma pequena excursão para casa de um amiguinho da sala. A escolha será feita por sorteio. Imagina o quanto especial será para as crianças irem todas mais a professora e a coordenadora para a casa de um coleguinha junto com os outros 17 amigos...no mínimo será uma experiência inesquecível.
Eu já abraçei a idéia que a excursão seria aqui para casa....meu Deus o Pedro iria AMAR!! E eu também hahah.
São muitas novidades!
No próximo post escrevo sobre o relatório desse primeiro trimestre!

" A família Real veio Portugal para o Brasil, viajando de caravela pelo mar.
Agora não tem mais caravela, tem ônibus."
( Pedro durante os momentos de troca de conhecimentos com o grupo em sala de aula)


Entre livros...

3 comentários:

Mamãe Lú disse...

Beta, vc como sempre traduzindo muito bem em palavras todas as emoções!
Essa fase do Pedro é maravilhosa mesmo!
recebi seu e-mail e já te respondi...
Beijocas!!

Bel disse...

Toda a saúde para seu filho , que ele tenha muita saúde , muita paz ...
Beijos .

anitta disse...

queremos fotos do aniversário do rei!!
beijos, tia anitta