Vida de Pedro & Carolina

aqui falaremos dos nossos....

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Quando as férias parecem não ter fim...




Pedro desde que acabou as férias não tem demonstrado o mínimo interesse em voltar para a escola. Todo dia é quase uma novela mexicana para convencê-lo a ir à aula.
- Vamos para a escola, filho. Vai ser tão legal, você vai encontrar com os seus amigos, vão brincar e aprender um monte de coisa boa, vai ser tão divertido, vamos?
- Eu aprendo mais aqui em casa.
Tento mais uma vez:
- Então como vamos continuar chamando os seus amiguinhos para vir aqui em casa se não formos mais a aula?
- É só pegar o telefone e ligar para eles, ué!
E tento novamente:
- Mas Pedro você sempre adorou tanto a sua escola, o que aconteceu?
- A escola está muito chata.
E começa o muxoxo, aquele olhar de não estou com a menor vontade de ir e tal, o enrola-enrola do " mais um pouquinho só", " deixa acabar esse desenho", " espera acabar o suco", " já estou indo" e mais mil e uma desculpas entre entretenimentos, brinquedos e filmes interessantes que passam pela sua frente. ´
Eu uso toda a minha pedagogia, abro todo o meu coração enorme de mãe, olho, observo, converso, questiono, dialogo, penso muito, falo outro tanto e tento entender o real motivo dele estar sem motivação para ir para a escola. Quando me coloco no lugar dele, eu entendo perfeitamente que depois dessas férias tão boas que passamos todos juntos, com Papai em casa todo dia ( que é o tudo-tudo do Pepucho), vivendo uma rotina só nossa, de programinhas gostosos, de ter tempo para brincar sem obrigações maiores e horários e etc...dá até para compreender que o universo escolar comparado com o estar em família logicamente tem outro peso.
Conversei com a professora dele, perguntei como estava o comportamento dele em aula e ela falou que ele está ótimo e tal. Enfim a travessia é sair de casa e chegar na escola...porque quando por lá ele está, muito se diverte e se alegra. A coordenadora dele também me disse que nessa fase dos 4,5 anos eles já escolhem o seu próprio grupinho e tem dias que o amigo que eles anseiam sentar do lado, fazer alguma atividade juntos pode estar com outro amiguinho fazendo outra coisa e aí isso gera um descontentamento passageiro na criança.
Mas é só mudar a brincadeira que tudo já fica bem de novo.
( mas não é esse o caso)
O Pedro é por natureza muito caseiro, ele adora a sua casa, as suas coisas, brinca muito com todos os seus brinquedos, se esquece da vida entre os seus bonequinhos, filmes, desenhos, jogos... Realmente ele fica feliz da vida dele ao nosso lado e acho isso maravilhoso! Se fosse ao contrário aí que eu ficaria preocupada.
Enfim em casa ele está ótimo, brincando muito, alegre, fazendo as suas mil e uma perguntas, contando as suas histórias, se divertindo conosco, fazendo as suas descobertas e tudo caminha muito bem, graças a Deus. O que me faz pensar que essa é mais das muitas fases que todas as crianças passam pela vida fora.
Essa semana ele foi quase todos os dias ( menos na segunda) e tenho fé que agora conseguimos voltar para a nossa rotina escolar. Tudo bem que ele não está naquela animação de festa para ir as aulas, mas também depois que ele vai sempre volta feliz e cheio de novidades.
Hoje conversei mais uma vez com a sua professora e ela falou que ele está numa boa em aula, alegre, participativo, falante...enfim como sempre foi.
Eu acredito que nós,os pais, somos os seus principais educadores.
Mas a escola é fundamental para a formação da criança, socialização, aprendizado,descobertas...enfim o grande barato da educação e quando a escola e a família caminham juntos. Isso sem falar que a escola dele é muito muito legal, é um ambiente maravilhoso, as professoras são excelentes, tudo ali respira educação e eu tenho total confiança em tudo o que lá acontece. Cada um com o seu espaço e a sua valiosa importância.

5 comentários:

Raphaela Pimentel disse...

oi beta! vixe maria que aqui, para variar, a conversa é a mesma. uma ladainha pra colocar a farda que não tem fim! e sim, ele adora joguinhos da internet, sites do discovery kids, jetix, etc... me escreve, tá?
PS: tem notícias da fabi, mãe da Cat??? nunca mais soube...
bjo, rapha.

Anônimo disse...

ai,amiga..mas que deve dar uma dozinha de manda-lo pra escola sem querer ir, isso deve...oooonnnnnnn mas é só fase de readaptação!
Amei as fotos da praia!


Mudamos o nosso endereço!!! Visite-nos e link-nos!!!!

http://oamoremdosedupla.blogspot.com

Estamos esperando sua visitinha!!! :D

bjks

Anônimo disse...

ah!
Mudamos o nosso endereço!!! Visite-nos e link-nos!!!!

http://oamoremdosedupla.blogspot.com

Estamos esperando sua visitinha!!! :D

bjks

Bel disse...

cada nova fase , é uma descoberta , não só para eles , como para nós pais , que passamos a ver o mundo sob outras pespectivas ...
Bjs e boa sorte ...

Anônimo disse...

ai amiga, como vc é forte.. eu muito boboca,, acabei tirando o gui da escolinha.. por causa disso... a mesma situação... agora vou ter que colocar de novo.... menos um ponto para mim né... adoro ler as peripécias desses dois pimpolhos... amamos vcs!! beijos, grazi