Vida de Pedro & Carolina

aqui falaremos dos nossos....

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mundo de Pedro!


" A mamãe coloca o Pedro na cama".



Ontem recebemos o primeiro boletim da vida do nosso Pedro!
Fiquei feliz da vida de perceber que o meu filho está crescendo, que estamos entrando em uma nova fase de nossas vidas! Ó coisa boa!
Ao mesmo tempo olho para aquela folhinha cheia de notas ( todas ótimas) e não consigo não pensar que somos testados desde tão cedo....e continuamos nessa para o resto de nossas vidas!
Este é um ano de muitas mudanças para o Pedro.
Agora começou a " escola de verdade" com avaliações, testes, provas, com uma carga de cobrança muito maior, cadeirinha individual com a mesa, aula de flauta doce, xadrez, a alfabetização no Inglês também começa a acontecer, todos os dias ele traz dever de casa e o mais importante é o ano que ele vai aprender a ler! Ui, são muitas emoções!
Eu sempre sonhei tanto com essa hora, o momento que ele fosse aprender a ler, porque é tão lindo, tão mágico, tão bom quando você pega um livro pela primeira vez e todas aquelas letrinhas que antes eram só códigos se transformam em frases, criam sentido, ganham explicação e nos fazem entrar dentro da história e experimentar uma das sensações mais maravilhosas que existem no mundo que é LER!
Estou aprendendo que o processo da alfabetização é gradual e cada etapa é muito gostosa
e única. Eles aprendem por módulos e cada módulo tem uma palavra chave a partir daquela palavra a viagem começa...e essa palavra vem dentro de um contexto, de uma história e é trabalhada muitas e muitas vezes e aí começa a ganhar entendimento.
Eu sempre me emociono quando escuto o Pedro lendo uma frase, aprendendo uma palavrinha nova, descobrindo outras, me perguntando como se escreve tal palavra se é com essa letra ou aquela.
Outro dia tínhamos acabado de acordar, eu estava no sofá deitada com eles ainda cheia de sono e ele levanta, senta-se na mesa, pega um lápis no seu estojo e me escreve uma frase assim:
" A Mamãe coloca o Pedro na cama".
Fiquei tão feliz e toda boba por ele!!
E quem está com filho em época de alfabetização sabe que não é tão fácil e rapidinho como achamos que é. Primeiro eles aprendem a escrever com letra bastão ( de forma) que o movimento é mais fácil, depois essa letrinha tem que se transformar em letra cursiva ou de maozinha dada como eles falam. E tem letra que se parece com outra, e tem " a" e o "o" no final que muda todo o significado da palavra, e às vezes troca-se tudo e de repente estala e vira os olhinhos de felicidade porque conseguiu escrever e ler o que queria, oba!...e vamos seguindo nessa sopa maravilhosa de letrinhas e seguindo felizes essa caminhada!
Eu estou adorando tudo isso e vibrando muito com todas as suas conquistas!


Filho de peixe, peixinho é!


Pedro está nadando muito bem!
( na foto era uma atividade com o macarrão..)


Esse estágio eles já aprendem a nadar crawl , fazem braçadas, respiração para um lado e para o outro, nadam de costas, no fundo da piscina...é lindo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ro, que lindo! Pepucho esta ótimo, que desenvoltura, parece mesmo o pai.
bjs, Vovó orgulhosa

Bruna Leite disse...

Que delícia ver seu menino e sua menina crescer.
Que delícia ler os escritos de uma mãe tão mãezona.

beijos,

Bruna